App da Anistia Internacional vai mapear tiroteios durante Olimpíadas
A Anistia Internacional lançou hoje, 05, o aplicativo Fogo Cruzado. O programa para smartphones Android e iOS faz o mapeamento colaborativo de tiroteios acontecidos na cidade do Rio de Janeiro. Qualquer cidadão pode acrescentar informações à plataforma.
A ONG diz que a ideia partiu do contato com pesquisas independentes, que demonstram altos índices de tiroteios da cidade. O jornal Voz da Comunidade, por exemplo, identificou tiroteios realizados por 100 dias seguidos no Complexo do Alemão em 2015.
“Uma ferramenta como o app Fogo Cruzado oferece um caminho seguro para expor a realidade a que as pessoas estão submetidas e a desproporcionalidade geográfica da violência no Rio. É mais uma maneira de pressionar as autoridades a adotarem políticas de segurança pública que respeitem os direitos humanos”, afirma Atila Roque, diretor executivo da Anistia Internacional no Brasil.
Os dados acumulados pelo Fogo Cruzado serão divulgados em mapas e análises abertos a consultas de autoridades, pesquisadores, imprensa e lideranças locais. Vai funcionar em modo de testes até dezembro de 2016 nas comunidades Jacarezinho, Manguinhos, Complexo da Maré, Complexo do Alemão, Acari, Cidade de Deus e Morro Agudo (Nova Iguaçu), com a perspectiva de ser aprimorado a partir das informações acumuladas nos primeiros seis meses de funcionamento.
Já existem ferramentas semelhantes, para fazer denúncias de tiroteios na cidade – como o aplicativo NósPorNós e o site Defezap. Mas, segundo os criadores, o objetivo do Fogo Cruzado é obter uma “fotografia” da violência armada na região metropolitana do Rio de Janeiro. (Com assessoria de imprensa)