Aplicações de IA por bancos trazem ganho até 10 vezes o investimento

Resultado é apontado pela Math Group, que fez um levantamento dos projetos implementados no último ano em cinco clientes do sistema bancário

Aplicações de IA por bancos trazem ganho até 10 vezes o investimento

Investimento em inteligência artificial (IA) feito por bancos já se traduz em retornos financeiros. A conclusão é da Math Group, que fez um levantamento dos projetos implementados nos últimos 12 meses em seus clientes do sistema bancário.

A consultoria de tecnologia e marketing conseguiu calcular que os cinco bancos que atendeu no período obtiveram cerca de R$ 497 milhões em ganhos graças a projetos desenvolvidos com IA. “Observamos tudo que foi entregue em um ano e vimos que o retorno chega a ser 10 vezes o valor investido na tecnologia”, afirma Marcel Ghiraldini, chief growth officer da Math Group.

O cálculo da Math Group levou em conta ganhos resultantes de redução de custo com licença ou nuvem através da modernização de aplicações, diminuição de custo da equipe com automação de tarefas e integração de sistemas e dados, aumento de receita com estratégias de mídia, queda de custo de atendimento com uso de dados e aumento de eficiência operacional.

Resultados

Em uma das instituições financeiras, o investimento em IA foi para redesenhar as jornadas dos clientes a partir de segmentações específicas. O executivo da Math Group conta que o impacto dessa mudança foi de mais de R$ 60 milhões com a venda de novos produtos. “A IA possibilitou criar uma microsegmentação e verificar qual consumidor se identificaria melhor com cada campanha. Em alguns casos, ele seria candidato a receber diferentes campanhas de produtos”, diz Ghiraldini.

Cruzando uma série de perfis distintos e variados formatos de comunicação com a ajuda da IA, a consultoria pôde elencar os clientes da instituição numa espécie de cadeia de decisão, tudo com base nas medições de comportamento e de propensão a interagir a determinados conteúdos.

Em outra instituição financeira, o papel da Math Group foi trabalhar pela modernização de arquitetura e preparação de dados para utilização da IA generativa. Nesse caso, somente com a otimização de processamento de integrações, o banco conseguiu um retorno estimado de R$ 20 milhões, segundo a consultoria.

“Esse é um ganho marginal, mas resulta em Roi (retorno sobre investimento) para o projeto inteiro. Para adoção da IA generativa, é preciso organizar toda a base”, afirma o executivo.

Primeiro, ele aponta que houve a necessidade de olhar para a governança dos dados, observando, por exemplo, se havia duplicidade, o que exigiu uma higienização das informações. A questão do armazenamento também entrou na lista, pois foi preciso decidir o que ficaria na nuvem, já que há custos nesse processo.

“Só a reorganização das informações e das estruturas a serem utilizadas já trazem ganhos”, diz Ghiraldini. “O hype em torno da IA tornou mais facil o engajamento e a sensibilização dos stakeholders de negócio. Isso possibilitou esses cases de sucesso”, conclui.

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Simone Costa

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