Apenas 44% dos serviços mais procurados no governo federal estão na internet

Apenas 44% dos serviços do governo federal mais procurados podem ser totalmente resolvidos na internet

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A pesquisa TIC Governo Eletrônico 2017 divulgada hoje, 2, pelo NIC.br, confirma que ainda há muito a ser feito para que o brasileiro possa ter acesso a um serviço de governo eletrônico que mereça. Conforme os resultados apresentados, apenas 44% dos serviços mais procurados pelo cidadão em alguma repartição pública do governo federal e 25% nos governos estaduais podem ser totalmente resolvidos na internet.

Entre os argumentos mais usados pelos gestores públicos para justificar essa baixa disponibilidade de serviços de governo pela internet estão restrições legais (39%) e impossibilidade de o próprio serviço ser todo digital (59%).  Essa realidade acontece  mesmo com o fato de  que 90% das centenas de órgãos públicos federais e estaduais terem respondido que possuem suas próprias páginas na internet.

Em relação à utilização de nuvem, o levantamento apurou também que ainda há pouca iniciativa nesta direção, pois  os serviços de computação em nuvem mais contratados pelos órgãos públicos federais e estaduais são e-mail (25%) e armazenamento de arquivos ou banco de dados (20%), sendo que nos órgãos estaduais esses serviços foram fornecidos principalmente pelas organizações públicas de TI, como as suas empresas estaduais de processamento de dados.

 

 

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Miriam Aquino

Jornalista há mais de 30 anos, é diretora da Momento Editorial e responsável pela sucursal de Brasília. Especializou-se nas áreas de telecomunicações e de Tecnologia da Informação, e tem ampla experiência no acompanhamento de políticas públicas e dos assuntos regulatórios.
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