Apenas 25% das empresas estão prontas para usar IA no Brasil, diz Cisco

Percentual mostra declínio em relação ao ano passado; pesquisa ainda indica que, apesar de investimentos, pelo menos um quarto das empresas não está satisfeito com o retorno da IA
Diminui o percentual de empresas no Brasil preparadas para usar IA
66% das empresas no Brasil acreditam em prazo de um ano para acertar estratégia de IA (crédito: Freepik)

Apenas 25% das empresas no Brasil estão totalmente preparadas para implantar soluções com base em Inteligência Artificial (IA), aponta relatório da Cisco. A taxa é menor do que a registrada no ano passado, quando 29% das companhias brasileiras indicavam estrar prontas para usar a tecnologia plenamente.

Segundo a Cisco, o declínio se deve aos desafios de adoção da IA, tendo em vista a rápida evolução do mercado e a dificuldade de mensurar o impacto que se espera que a tecnologia traga para as operações.

Conforme o Cisco 2024 AI Readiness Index, quase todas as empresas no Brasil (99%) dizem que a urgência para implantar sistemas de IA aumentou no último ano. Inclusive, 66% das companhias acreditam que têm, no máximo, um ano para acertar as suas estratégias de IA, ou vão sofrer impactos negativos no mercado.

Nesse sentido, a pesquisa também mostra que mais da metade das organizações (51%) está comprometendo de 10% a 30% do seu orçamento de TI para soluções de IA. No entanto, apesar dos desembolsos significativos, envolvendo áreas como segurança cibernética, infraestrutura de TI e análise de dados, mais de um quarto das empresas (26%) relata que o retorno desses investimentos não está atendendo às expectativas.

“Hoje, as estratégias de IA estão mais claras, mas as empresas ainda não estão satisfeitas com o retorno do que já investiram”, afirmou Ramón Alfonso Viñals, diretor de Engenharia da Cisco América Latina, durante a apresentação do estudo, nesta quinta-feira, 21.

Pressão

O estudo ainda sugere que há uma pressão interna pela implantação de IA nas organizações, começando pelo CEO – 57% das empresas alegam que o líder é quem mais demanda a adoção da tecnologia. Em seguida, aparecem o conselho de diretores (35%) e os investidores (29%).

Segundo a pesquisa da Cisco, 47% das organizações no Brasil planejam alocar mais de 40% do orçamento de TI para investimentos em IA nos próximos quatro ou cinco anos. Atualmente, 18% das empresas dizem trabalhar com esse percentual do orçamento para a tecnologia.

O índice foi realizado com 7.985 líderes empresariais de nível sênior, de organizações com 500 ou mais funcionários em 30 países. Os entrevistados são responsáveis pela implantação de IA nas empresas que atuam.

Avatar photo

Eduardo Vasconcelos

Jornalista e Economista

Artigos: 1089