Apagão analógico em Ribeirão Preto e Franca é confirmado para esta quarta-feira
O sinal analógico da TV aberta das regiões de Ribeirão Preto e de Franca, no interior de São Paulo, será totalmente desligado a partir da meia-noite desta quarta-feira (21). A transição para o sistema digital de televisão deverá beneficiar 2,1 milhões de habitantes que vivem nas duas áreas, que congregam 45 municípios.
O switch off do sinal analógico nas duas regiões ocorre de forma gradativa, por determinação do Gired, grupo responsável pela implantação da TV digital no Brasil. Pesquisas realizadas na véspera da data prevista para o desligamento total, dia 31 de janeiro, mostraram que o agrupamento de cidades ainda não tinha atingido o mínimo de 90% dos domicílios preparados para receber o sinal de TV digital, como previsto na Portaria nº 378/2016.
Durante reunião nesta segunda-feira (19), o Gired decidiu adiar para o dia 28 de agosto o desligamento nas regiões de Juazeiro do Norte e de Sobral, no Ceará. Os agrupamentos, que contam com nove municípios, não atingiram o percentual necessário para autorizar o desligamento. É o segundo adiamento nessas cidades.