Andriei Gutierrez assume presidência da ABES com foco em regulação e soberania digital

Andriei Gutierrez assume presidência da ABES e promete atuação estratégica em regulação, inovação e soberania digital. Entidade representa 80% do setor de software no Brasil.

A ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software) anunciou ontem à noite, 24, a eleição de Andriei Gutierrez para o cargo de presidente da entidade pelos próximos três anos. Gutierrez tem histórico de atuação em políticas públicas, regulação digital e cibersegurança, e ocupou cargos de liderança nas áreas de relações governamentais da IBM e da Kyndryl.

Também foi definida a nova diretoria da entidade, que terá como foco o reposicionamento estratégico do setor de tecnologia da informação no Brasil. Em sua primeira manifestação como presidente, Gutierrez defendeu uma abordagem regulatória que promova a soberania digital sem criar barreiras à inovação ou à participação de empresas estrangeiras. Também reforçou a intenção de trabalhar em conjunto com o poder público e com outras instituições do setor para fomentar políticas públicas voltadas à inovação tecnológica.

Além de Gutierrez, a nova diretoria executiva da ABES inclui Ricardo Caldas (Ativu Technologies) como vice-presidente; Flavia Brito (Nordeste), Jeovani Salomão (Centro-Oeste) e Marcia Lippert (Sul) nas vice-presidências regionais. Também foram eleitos Daniella Caverni como diretora administrativa, Flávia Brito como diretora secretária e Francisco Camargo como diretor tesoureiro.

O Conselho Deliberativo da entidade passa a ser presidido por Paulo Milliet Roque, com Rodolfo Fücher como vice. A lista de conselheiros inclui nomes como Jorge Sukarie Neto, Carlos Sacco, Vanda Scartezini e Werter Padilha, entre outros executivos com atuação no setor.

Com sede em São Paulo, a ABES representa cerca de 2.000 empresas que respondem por aproximadamente 80% do faturamento do setor de software e serviços no país. Juntas, essas companhias empregam mais de 260 mil pessoas e faturaram R$ 103 bilhões em 2024, segundo dados da própria entidade.

A nova gestão também terá como diretriz também a ampliação da presença internacional da ABES e a oferta de serviços que contribuam para a segurança jurídica e desenvolvimento sustentável das empresas associadas. A entidade pretende atuar como interlocutora em discussões sobre marcos legais, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), e promover a adoção de boas práticas globais em tecnologia da informação. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11102