Projeto de RAN Sharing entre TIM, Oi e Accenture ganha prêmio em Barcelona
TIM, Oi e Accenture venceram o Glomo Awards 2016 na categoria “Best Mobile Technology – Broadband for all: Outstanding LTE contribution”. O prêmio, entregue no Mobile World Congress, em Barcelona, foi dado à iniciativa de compartilhamento de rede móvel entre as operadoras para a oferta de serviço banda larga em 4G. Segundo as teles, 82 milhões de pessoas estão na área de cobertura do projeto.
“A construção conjunta aumenta a velocidade de implantação das redes e promove economia de recursos financeiros, que podem ser revertidos para outros projetos, mostrando que a economia do compartilhamento também funciona no setor de infraestrutura”, falou Rodrigo Abreu, presidente TIM Brasil.
O projeto possui atualmente cerca de 4.700 sites compartilhados ativos, com um serviço comercial em 109 cidades, beneficiando aproximadamente 40% da população urbana do Brasil.“O acordo beneficia a sociedade, porque promove uma utilização mais eficiente de recursos, como frequência de rádio, reduz impactos urbanos e consumo de energia, sem prejudicar o consumidor, e maximiza o uso de tecnologias desenvolvidas pelas operadoras de telecom”, defendeu Bayard Gontijo, CEO da Oi.
Cada empresa envolvida foi responsável pela construção e pela implantação da infraestrutura, bem como por sua operação, em uma determinada área geográfica. O acordo demandou da Oi e da TIM a criação de uma unidade de planejamento conjunta, entidade independente capaz de executar uma rede compartilhada 4G. Ao mesmo tempo, as duas operadoras mantiveram as equipes separadas para gerir questões regulatórias e de consumo. A Accenture foi a responsável por gerenciar as complexas atividades de planejamento e operações entre as duas empresas de telecomunicações.
“Os principais objetivos do acordo são fornecer rapidamente e com alta qualidade uma rede 4G em um modelo econômico, bem como estender a cobertura a todas as cidades com população de mais de 30 mil pessoas até 2017”, disse Saulo Bonizzato, diretor de Comunicação, Mídia e Tecnologia da Accenture para a América Latina. “Esperamos ver mais empresas de telecomunicações adotarem esse modelo de partilha”, complementou. (Com assessoria de imprensa)