Anatel lança consulta para mais frequência para satélite

A intenção é dobrar faixas usadas pelos satélites geostacionários.

shutterstock_infraestrutura_satelite_antena_banda_largaO conselho diretor da Anatel aprovou hoje, 09, consulta pública que propõe destinar mais frequência para ampliar a capacidade dos satélites geostacionários. A intenção é destinar 500 MHz + 500 MHz nas faixas de 18,1 GHz a 18,6 GHz para o downlink e 27,9 GHz a 28,4 GHz para o uplink exclusivamente para os serviços via satélite. A consulta ficará disponível por 30 dias.

Conforme o conselheiro Rodrigo Zerbone, com esse aumento de frequência se poderá atender à grande quantidade de satélites que estão prontos para irradiar para o país na banda Ka, e oferecer o serviço de banda larga.

Atualmente os serviços de satélites têm 500 MHz para o downlink e 500 MHz para o up link compartilhados com os serviços de telefonia fixa e passariam a contar com o dobro da capacidade, após com a aprovação definitiva do regulamento.

Avatar photo

Miriam Aquino

Jornalista há mais de 30 anos, é diretora da Momento Editorial e responsável pela sucursal de Brasília. Especializou-se nas áreas de telecomunicações e de Tecnologia da Informação, e tem ampla experiência no acompanhamento de políticas públicas e dos assuntos regulatórios.
[email protected]

Artigos: 2279