Anatel e empresas de streaming definem nessa quarta carta de compromisso

Anatel e empresas de streaming, como You Tube e Netflix deverão assinar uma carta compromisso com iniciativas para preservar as redes de comunicação de dados do país.

A Anatel e as empresas de OTT (Over the Top), ou as megacorporações de informática e streaming, como Google, Netflix e Facebook terão uma nova reunião nesta quarta-feira (dia 25 de março) exclusivamente para definirem os termos de uma carta de compromisso – a exemplo do que foi assinada pelas operadoras de telecomunicações – entre essas empresas e a agência reguladora sobre medidas que podem ser feitas para garantir a integridade das redes de telecomunicações nesse período da pandemia e aumento de consumo de dados.

As OTTs já começaram a adotar medidas para diminuir a demanda por infraestrutura de telecomunicações. A Globoplay foi a primeira a anunciar a redução do consumo de dados, seguida pelo You Tube, que anunciou só exibir filmes na resolução SD (Standard Definition), mais leve, e o Netflix informando que reduzirá o bit rate nesta quinta-feira.

A reunião de hoje, terça-feira, na Anatel, que contou também com a participação das entidades setoriais de telecomunicações e suas operadoras acabou tratando de um leque muito maior de assuntos, apresentados pelo mercado. Segundo fontes da Anatel, o clima da reunião foi “muito colaborativo por parte de todos”.

Apesar do clima de colaboração, a pauta apresentada voltou com  reivindicações antigas do setor, agravadas pela crise do Covid-19. Entre elas, facilitação para a instalação de antenas e importação de equipamentos; o pagamento das taxas setoriais e suspensão dos prazos dos processo administrativos da Anatel.

Entre as novas preocupações foram trazidas as dificuldades enfrentadas pelos técnicos para a mobilidade nas ruas, apesar do decreto ter estabelecido que telecomunicações é um bem essencial.

Há ainda preocupação das operadoras com o aumento da inadimplência, que seria provocado não apenas pela crise atual, mas também pelos efeitos de notícias sobre supostas proibições de cortes de serviços.

 

Avatar photo

Miriam Aquino

Jornalista há mais de 30 anos, é diretora da Momento Editorial e responsável pela sucursal de Brasília. Especializou-se nas áreas de telecomunicações e de Tecnologia da Informação, e tem ampla experiência no acompanhamento de políticas públicas e dos assuntos regulatórios.
[email protected]

Artigos: 2279