Anatel abre consulta de celular pré-pago para consumidores da região Norte

Usuários poderão verificar se há alguma linha vinculada a prestadora sem o seu conhecimento

Os usuários de telefonia móvel da região Norte podem consultar, a partir desta segunda-feira, 6, no portal https://cadastropre.com.br/#/ a existência de celulares pré-pagos cadastrados em seu CPF, em cada uma das prestadoras Algar, Claro, Oi, Sercomtel, Tim e Vivo. A medida vai possibilitar que o consumidor verifique se há alguma linha vinculada a prestadora estranha ao seu conhecimento e, sendo o caso, possa solicitar o seu cancelamento.

As regiões Centro-Oeste e Nordeste serão incluídas no dia 15 de janeiro e, para o Sul e o Sudeste, em 22 de janeiro. A solução foi apresentada pelas empresas no Plano de Ação Setorial e aprovada pela Anatel no âmbito do Projeto Cadastro Pré-Pago.

O pedido de cancelamento do consumidor deverá ser atendido em até 24 horas, caso a solicitação seja executada por meio de atendente, e até 48 horas se solicitada automaticamente no call center ou portal da prestadora, sem a intervenção humana.

Eventualmente, as prestadoras poderão entrar em contato com os detentores de linhas sem titularidade reconhecida para solicitar a atualização cadastral, sob pena de cancelamento das mesmas.

A iniciativa da Anatel busca garantir que a base cadastral da telefonia móvel esteja correta e atualizada, a fim de evitar a ocorrência de fraudes e, dessa forma, proporcionar mais segurança aos consumidores. A primeira etapa do Projeto ocorreu entre abril e novembro de 2019. Neste período, as prestadoras realizaram campanha para atualização cadastral junto aos titulares de linhas pré-pagas ativas de todo o país.

Em 2020, serão iniciadas a segunda e a terceira etapas. Além da disponibilização do Portal de Consulta de Linhas por CPF, estão previstas medidas adicionais para melhoria dos procedimentos de habilitação de novos chips, como a adoção de um modelo de cadastro com validação documental e digitalização das informações cadastrais, entre outras ações.

Confira os endereços eletrônicos e telefones das centrais de atendimento das prestadoras:

Claro – https://www.claro.com.br/institucional/regulatorio/cadastro-pre – 1052

Tim – https://www.tim.com.br/sp/para-voce/projeto-cadastro-pre – 1056

Vivo – https://www.vivo.com.br/para-voce/ajuda/duvidas/celular/vivo-pre/recadastro-pre-pago – 1058

Oi – https://www.oi.com.br/celular/pre-pago/atualizar-cadastro – 1057

Algar – https://www.algartelecom.com.br/para-voce/atendimento/comunicados?comunicadosCelular-0 – 1055

Sercomtel – https://www.sercomtel.com.br/cadastro-pre-pago/ – 1051(Com assessoria de imprensa)

 

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Da Redação

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