American Tower e PUC-Rio fecham parceria para implementar projetos IoT agro
A American Tower e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) anunciaram parceria para a implementação de projetos IoT, com foco no agronegócio. Com isso, a universidade se torna um dos Centros de Referência em IoT parceiros da American Tower.
A PUC-Rio está desenvolvendo o projeto-piloto “Campo Conectado”, no âmbito do programa “Pilotos IoT”, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O piloto teve início na Fazenda Macuco, localizada no município de Paranatinga, Mato Grosso. Ele visa à implementação de um sistema de gestão para o campo com adoção de tecnologias de precisão e irrigação com taxas variáveis.
Dispositivos inteligentes, como microestações climáticas e sensores de solo, coletam informações em campo, como variáveis de clima e solo. Em seguida, a solução envia as informações à internet, disponibilizando dados para tomadas de decisão e automação do sistema de irrigação.
Para o projeto, a American Tower habilitou a cobertura por meio de uma estação LoRaWAN autônoma, alimentada por energia solar e transmissão via satélite. Além de autônoma, essa estação é também uma extensão da rede neutra IoT LoRaWAN da empresa. Ou seja, está integrada com a cobertura presente no restante do país.
Em outro caso de uso na mesma fazenda, serão transmitidas informações para a gestão de ativos e maquinário agrícola, com o objetivo de facilitar a logística. “A conectividade de backhaul, via satélite, permite que a solução seja implementada em áreas remotas, onde não existem outras formas de comunicação com a internet”, afirmou Daniel Laper, diretor de Novos Negócios e IoT da American Tower. Recentemente, a empresa chegou a cinco milhões de conexões em acordos firmados para os próximos cinco anos em sua rede neutra IoT. (Com assessoria de imprensa)