AMD fornece clusters de supercomputação para pesquisa no combate à Covid-19

A doação de sistemas para a NYU, MIT e Rice University traz mais sete petaflops de poder computacional para combater a pandemia global

A AMD e a parceira de tecnologia Penguin Computing, anunciaram que a Universidade de Nova York, o  Massachusetts Institute of Technology (MIT) e a Rice University são as primeiras universidades nomeadas para receber sistemas de computação de alto desempenho do AMD HPC Fund para pesquisa de combate à Covid-19.

A fabricante de chips também anunciou que contribuirá com um sistema baseado em nuvem, equipado com os processadores AMD EPYC e AMD Radeon Instinct, localizados na Penguin Computing, fornecendo recursos remotos de supercomputação para pesquisadores selecionados em todo o mundo.

Combinados, os sistemas doados fornecerão coletivamente aos pesquisadores mais de sete petaflops de poder computacional que podem ser aplicados no combate à pandemia.

Espera-se que as universidades beneficiadas utilizem a nova capacidade de computação em uma variedade de cargas de trabalho relacionadas a genômica, ao desenvolvimento de vacinas, à ciência da transmissão e modelagem. Além disso, cientistas de todo o mundo que estão realizando pesquisas sobre Covid-19 podem solicitar acesso ao cluster HPC em nuvem remoto da AMD na Penguin Computing enviando propostas para [email protected].

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11111