Algar inaugura centro de inovação em São Paulo
Fundado em 2017 com a missão de evoluir a gestão da inovação e pensar novas soluções para a Algar Telecom, o Brain completa dois anos e inicia agora seu projeto de expansão inaugurando um braço na cidade de São Paulo – a primeira unidade fica em Uberlândia (MG). A filial pretende aumentar a proximidade com o rico ecossistema de inovação paulista, terreno fértil para a busca de novos parceiros, e com os clientes da Algar Telecom na região.
A ideia de abrir espaços do Brain em regionais se deu uma vez que o centro de inovação se tornou uma relevante plataforma de negócios para a Algar Telecom. “Apesar de não estar no nosso plano inicial, percebemos que poderíamos expandir todo esse potencial como plataforma de negócios se estivéssemos mais próximos dos nossos clientes. São Paulo é o grande hub de inovação do Brasil e, com a presença nesse ponto estratégico, queremos ampliar nossas possibilidades de atuação e atender contas grandes da empresa nas regiões Sul e Sudeste”, conta Zaima Milazzo, presidente do Brain. Para olhar para as necessidades da região Nordeste, há ainda a previsão de abrir um espaço do Brain em Recife, onde também há um ecossistema de inovação bem estabelecido.
Em São Paulo, em um espaço reservado dentro do escritório da Algar Telecom (localizado na Vila Olímpia), o Brain começa tendo como primeira parceira a Aruba, uma empresa Hewlett-Packard Enterprise, que atua com soluções de segurança e conectividade. “O objetivo do primeiro projeto será atender grandes clientes de forma customizada, entendendo a fundo suas dores e nos unindo com diferentes atores para resolvê-las por meio de soluções inovadoras. É um modelo novo para a própria Algar Telecom, mas também teremos projetos alinhados às frentes em que já atuamos em Uberlândia”, explica a executiva.
Para focar em clientes corporativos com essa vertente mais customizada, o primeiro squad contará com oito pessoas. Além do PO (Product Owner) e do scrum master, papeis tradicionais dentro da metodologia Agile, a equipe será composta por profissionais de negócios (pré-vendas, vendas e marketing) e um grupo de perfil técnico, englobando especialistas tanto da Aruba quanto da Algar Telecom.
Somada à expertise técnica para o desenvolvimento das soluções, a Aruba entra também com a oferta de equipamentos. “A ideia é unir forças para pensar soluções de conectividade que apoiem os desafios de grandes negócios e que facilitem seu dia a dia ao economizar tempo, elevar a produtividade ou aumentar a segurança, por exemplo. Essa é a primeira vez que trabalhamos dessa forma e a nossa expectativa é que desse squad saia uma grande referência para expandirmos a metodologia para outras frentes”, comenta Eduardo Gonçalves, presidente da Aruba no Brasil. (Com assessoria de imprensa)