Agência Espacial Europeia anuncia expansão de Hub 5G/6G para aprimorar conexão via satélite
A Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) anunciou um projeto de expansão do Hub 5G/6G com o objetivo de ampliar o alcance das tecnologias de comunicação via satélite e se aproximar de colaboradores da indústria.
Em comunicado divulgado na quinta-feira, 26, a agência informou que selecionou a empresa de tecnologia da informação CGI para liderar o projeto, que conta com o apoio da Agência Espacial do Reino Unido.
O projeto também inclui as operadoras de satélite Eutelsat e OneWeb, além da Vodafone, gigante de rede móvel britânica.
Inaugurado em fevereiro de 2022, o Hub 5G/6G fica localizado no Centro Europeu de Aplicações Espaciais e Telecomunicações (ECSAT), no campus Harwell, no Reino Unido.
Segundo a ESA, à medida que o mundo se torna cada vez mais conectado, a quinta e a vindoura sexta geração de internet móvel devem proporcionar tecnologias e serviços digitais que mudarão a maneira como as pessoas vivem, trabalham e se comunicam. Nesse sentido, investe no projeto para garantir o fornecimento de conectividade contínua, mediante a integração das infraestruturas de comunicações no solo e no espaço.
Atualmente, o hub tecnológico conta com uma sala de demonstração e um laboratório técnico para testes de aplicações. As instalações são cobertas por redes privadas integradas de alta capacidade. O espaço tem sido utilizado para desenvolver soluções com base na tecnologia 5G.
A expectativa é de que, com o projeto de expansão, o hub passe a desenvolver serviços de satélite aprimorados, computação de borda, orquestração de múltiplas redes e órbitas.
“Estamos entusiasmados em aproveitar o momento que o Hub 5G/6G ganhou no ano passado, trabalhando com nossos parceiros em sua próxima fase de desenvolvimento”, afirmou, em nota, Antonio Franchi, diretor do Programa 5G/6G da ESA. “A colaboração é fundamental para a inovação das telecomunicações e este projeto irá consolidar a posição do hub como um ponto focal para o estabelecimento de novas parcerias, tanto na Europa como globalmente”, complementou.