Adiado desligamento da TV analógica em cidades do interior paulista

Santos, Ribeirão Preto, Franca, Campinas e Vale do Paraíba são as cidades e áreas nas quais o desligamento foi postergado. Em Franca, 20% das casas ainda usam apenas TV analógica.

Controle_remoto_TV

Emissoras de duas cidades do interior paulista vão ter de esperar para desligar o sinal analógico de TV aberta. O Grupo de Implantação da TV Digital (GIRED) decidiu hoje, 28, que Ribeirão Preto e Franca só puxam da tomada as antenas antigas em 31 de janeiro. Em Santos, o desligamento acontece em 20 de dezembro. E em Campinas e no Vale do Paraíba, em 17 de janeiro.

Pesquisas encomendadas pelo grupo demonstraram que a TV digital ainda não é acessível por 90% das casas nessas localidades, porcentual mínimo definido como meta para efetuar o switch off. Em Santos, 89% das casas têm sistemas de TV digital (ou conversor ou TV já compatível). Em Campinas e no Vale do Paraíba, 88%. Em Ribeirão Preto, 84%. Franca apresentou a margem mais baixa de casas com TV aptas: 80%.

Com o desligamento do sinal analógico, haverá a liberação da faixa de 700 MHz, atualmente ocupada por canais de TV aberta em tecnologia analógica. Essa radiofrequência será utilizada para ampliar a disponibilidade do serviço de telefonia e internet de quarta geração (4G LTE) no Brasil.

A Região Sul será a próxima a ter o sinal analógico desligado. O desligamento em Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre está previsto para ocorrer no dia 31 de janeiro de 2018. (Com assessoria de imprensa)

[Errata: ao contrário do que trazia o título original da matéria, o sinal analógico é que será desligado, e não o digital.]

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11122