Adiado o desligamento da TV analógica no Rio de Janeiro

Região metropolitana tem 87% dos domicílios aptos a receber o sinal digital. O mínimo para haver desligamento do sinal analógico é de 90%.
Projetado pelo Freepik
Projetado pelo Freepik

O Gired, grupo responsável limpeza da faixa de 700 MHz no Brasil, pediu ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) para adiar o desligamento da TV analógica na cidade do Rio de Janeiro e 18 municípios do entorno. Em vez de desligar em 25 de outubro, a nova data seria 22 de novembro.

O adiamento se deve ao fato de a região não atingir o patamar mínimo de casas com TV digital. Pela última pesquisa feita na região, 87% dos domicílios recebiam TV digital. O mínimo para acontecer o desligamento é de 90%.

O sinal analógico da TV aberta será desligado em Vitória (ES) e nos municípios de Cariacica, de Fundão, de Guarapari, de Serra, de Viana e de Vila Velha dia 25 de outubro. A decisão foi tomada pelo Grupo de Implantação da TV Digital (GIRED) após verificar, por meio de pesquisa Ibope, que 91% dos domicílios da região já contam com sinal digital. A decisão foi tomada, nesta segunda-feira, 23, em Brasília.

A amostra de Vitória contou com 1.078 entrevistas, enquanto no entorno foram realizadas 1.358 (amostra com complementos). O período de campo foi entre 10 de outubro e 20 de outubro de 2017. Vitória possui 131.970 domicílios e no entorno existem 547.336 lares, um total de 679.306 domicílios. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11031