5G deve alcançar 8,4 bilhões de conexões globais até 2029

Quinta geração já é responsável por mais de 2 bilhões de conexões em todo o mundo, por meio de 341 redes comerciais em funcionamento, indica relatório da 5G Americas
5G deve atingir 8,4 bilhões de conexões em 2029
Projeção aponta 8,4 bilhões de conexões 5G até 2029 (crédito: Freepik)

O 5G deve ser responsável por 8,4 bilhões de conexões móveis em todo o mundo no ano de 2029, indica projeção da 5G Americas e da Omdia. Com isso, a quinta geração representará 59% de toda a base de serviços que funcionam com tecnologia celular.

Até aqui, o 5G soma mais de 2 bilhões de usuários espalhados pelo planeta. O marco simbólico foi alcançado no terceiro trimestre de 2024. De acordo com o relatório, mais de 170 milhões de novas conexões de quinta geração foram ativadas entre julho e setembro. Na comparação anual, a base de usuários cresceu 48%.

“Superar 2 bilhões de conexões 5G a nível mundial é mais do que apenas um marco – é uma prova do poder transformador do 5G na revolução das indústrias e economias em todo o mundo”, afirma Viet Nguyen, presidente da 5G Américas. “À medida que o 5G evolui para o 5G Avançado, o seu papel na promoção da inovação e da conectividade só se tornará mais forte”, acrescenta.

Crescimento nas Américas

Segundo o relatório, o 5G alcançou 264 milhões de conexões na América do Norte no terceiro trimestre de 2024. Inclusive, no período de julho a setembro, mais de 22 milhões de usuários da região entraram na quinta geração, alta de 9% na comparação anual.

A tecnologia mais moderna representa 37% de todas as conexões celulares na América do Norte – a média global é de 17%. A projeção é de que o 5G supere o 4G no território composto por México, Estados Unidos e Canadá em 2025.

No caso da América Latina, o 5G atingiu 67 milhões de conexões no terceiro trimestre. Desse total, 11 milhões foram adicionadas entre julho e setembro. Na comparação ante o mesmo trimestre de 2023, houve alta de 19%. Ainda assim, o 4G é dominante na região, abarcando 74% das conexões móveis.

“Brasil, Chile, Porto Rico e Uruguai continuam sendo os mercados com maior penetração de serviços móveis 5G na América Latina e no Caribe. A principal barreira para a adoção da mais nova geração é a falta de aparelhos de baixo custo, já que quem substitui o telefone não necessariamente adquire um aparelho 5G”, ressalta Jose Otero, vice-presidente da 5G Americas para América Latina e Caribe.

O levantamento aponta que o 5G conta com 341 redes comerciais em todo o mundo, das quais 49 estão na América Latina e Caribe e 17 na América do Norte.

Avatar photo

Eduardo Vasconcelos

Jornalista e Economista

Artigos: 1137