Nokia será fornecedora da rede 5G da Claro na Argentina

Fabricante finlandesa terá exclusividade na infraestrutura de rede móvel de quinta geração da Claro Argentina; parceiras recém-concluíram implantação do 5G na Colômbia
Nokia fecha acordo para implantar rede 5G da Claro na Argentina
Nokia será fornecedora exclusiva do 5G da Claro na Argentina (crédito: Freepik)

A Nokia anunciou, nesta terça-feira, 27, a assinatura de um contrato para implantar a infraestrutura 5G da Claro na Argentina. A fabricante finlandesa terá exclusividade nas redes móveis de quinta geração da tele no país.

Em comunicado, a Nokia informou que o acordo cobre a primeira fase da implementação do 5G na nação da América do Sul, envolvendo as maiores cidades argentinas.

Vale lembrar que, em outubro do ano passado, a Claro foi uma das vencedoras do leilão do 5G na Argentina, arrematando 100 MHz nas faixas de 3,3 GHz e 3,4 GHz, ao preço de US$ 350 milhões (aproximadamente R$ 1,92 bilhão). A Movistar (Telefónica) e a Telecom Personal também ganharam a licitação.

Infraestrutura

De acordo com o comunicado da fornecedora finlandesa, a Claro Argentina será a primeira operadora a implantar a Antena Ativa Passiva Intercalada (IPAA+) da Nokia em toda a sua infraestrutura. O equipamento, com design modular e antena compacta, suporta diversas frequências, de 700 MHz a 2,6 GHz, além da banda nobre do 5G (3,5 GHz).

A Nokia também fornecerá soluções do seu portfólio AirScale 5G, com a tecnologia de chip eficiente em termos de energia System-on-Chip ReefShark. A linha inclui estações rádio base, unidades de baseband e a mais recente geração de rádios Massive MIMO. Como parte do acordo, a Nokia também oferecerá serviço de planejamento, implementação, integração e otimização de rede à Claro.

“Continuaremos a levar digitalização para a sociedade ao trazer conectividade sem interrupções, de alta velocidade e maior capacidade para áreas densamente povoadas, apoiando tanto os cidadãos quanto as empresas”, afirma Julio Carlos Porras, CEO da Claro Argentina, em nota. “Isso permitirá níveis sem precedentes de inovação e eficiência em diversos setores, capacitando as organizações a prosperarem no dinâmico cenário digital atual”, acrescenta o executivo da operadora.

O presidente de Redes Móveis da Nokia, Tommi Uitto, diz que o portfólio 5G “estabelecerá a base para a transformação digital, abrindo novas e empolgantes oportunidades para que as pessoas e as empresas experimentem uma conectividade móvel aprimorada”.

Na Argentina, Nokia e Claro já trabalharam juntas na implantação das redes 2G, 3G e 4G. Em junho, ambas as empresas colaboraram na implementação da infraestrutura de quinta geração na Colômbia.

Avatar photo

Eduardo Vasconcelos

Jornalista e Economista

Artigos: 1089