3GPP adia lançamento de novas especificações 5G

Organismo diz que não há impacto na implantação atual por parte das operadoras

O grupo de trabalho da 3GPP responsável por padronizar as tecnologias usadas em redes 5G decidiu adiar para março de 2019 a divulgação de novas especificações. Estas seriam adições ao release 15, definido em meados do ano, e tratariam de arquiteturas de migração.

Segundo a entidade, o atraso não deve atrapalhar em nada a implementação das redes 5G, uma vez que a maior e mais importante parcela da padronização já está pronta e publicada. O atraso atende a pedido de alguns dos participantes da entidade para rever opções de migração de redes LTE para a quinta geração.

“O adiamento não afeta em nada as primeira implementações de 5G. A compatibilidade de dispositivos e redes usadas nas primeiras implementações não serão prejudicadas”, garante o 3GPP. O atraso todo se refere especificamente à interação entre a camada física da rede sem fio com o protocolo de alta camada para radiofrequência.

O cronograma mantém o lançamento da versão 16 RAN 1, Freeze e ASN.1 das especificações técnicas da 5G e acrescenta, ainda, a versão 17, prevista para ser aprovada até dezembro de 2019. A data de vigência da versão 17 será definida em plenária, em março de 2019.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11032