200 domínios têm relação com ataque ao Twitter
O Twitter recebeu nesta última quarta-feira, 15, um ataque cibernético que afetou diversas contas na rede social. Elon Musk, Bill Gates, Barack Obama e Jeff Bezos foram algumas das vítimas. Os cibercriminosos tiveram acesso à algum componente da plataforma aparentemente relacionado a contas verificadas e conseguiram acessar esses perfis para divulgar mensagens falsas na tentativa de roubar criptomoedas, bitcoins, dos demais usuários. Isto, levou a empresa a bloquear as contas verificadas durante algumas horas.
“Estamos analisando outras atividades maliciosas que eles possam ter conduzido ou informações que possam ter acessado”, comunicou a empresa. De acordo com a Reuters, após o ataque, as ações do Twitter caíram quase 5%, e até o FBI participa das investigações sobre quem está por trás do ataque à plataforma.
“O ataque ao Twitter que vimos ontem foi algo sem precedentes. Aparentemente, em vez de comprometer as contas pessoais, o controle de algum componente da plataforma foram comprometidos. Isso permitiu que o conteúdo malicioso fosse distribuído simultaneamente, se aproveitando das contas mais importantes da rede social”, disse Dmitry Bestuzhev, diretor da equipe de pesquisa e análise da Kaspersky na América Latina.
Segundo Bestuzhev, embora um único domínio malicioso tenha se espalhado no momento do ataque, a empresa conseguiu identificar e bloquear mais de 200 domínios falsos preparados para serem usados pelo responsável por esta campanha. E a proibição temporária da plataforma, de publicar novos tweets, para todas as contas verificadas impediu a propagação. (Com assessoria de imprensa)