15 redes 5G no mundo seguem os padrões da 3GPP
Ao todo há 15 redes móveis de quinta geração (5G) ativadas no mundo e em conformidade com o padrão estabelecido pela 3GPP. A entidade reúne engenheiros do setor para determinar as características técnicas e garantir a interoperabilidade das redes.
A expectativa é de que até o final deste ano mais 47 redes 5G sejam ativadas mundo afora. O levantamento da consultoria Telegeography aponta a existência de uma só rede comercial lançada na América Latina. Esta é a da Antel, que abrange uma pequena área do Uruguai.
No resto do mundo, a Europa é a região com mais redes 5G ativadas: são quatro, sendo uma na Itália, duas na Suíça e outra no Reino Unido.
Ásia, Oriente Médio e América do Norte têm três redes comerciais 5G lançadas. Na Ásia, Austrália e Coreia do Sul são os países com alguma cobertura do tipo. No Oriente Médio, Bahrein e Emirados Árabes Unidos. E na América do Norte, as três redes são das maiores operadoras dos Estados Unidos (Verizon, AT&T e Sprint).
Importante lembrar que as redes ainda são incipientes, restritas, com baixo alcance e usuários. Este cenário deve perdurar, enquanto os acesso 4G continuarão a crescer por pelo menos dois anos.
LTE
Para a 5G Americas, uma das entidades que representa os interesses das operadoras móveis e fabricantes nas Américas, apesar do avanço da 5G, o LTE segue em ascensão. Segundo a entidade, 51% do mercado móvel mundial usa 4G. O número é maior nos mercados mais maduros (América do Norte, Sudeste Asiático e Europa).
A entidade cita números da consultoria Ovum, que calcula que, até o final do ano, a base global de 4G atingirá 4,4 bilhões de conexões.
Ao todo, existem 646 redes 4G comercialmente em uso no planeta, de novo segundo a Telegeography. Dessas, 60 são LTE-Advanced Pro e 58 têm tecnologia também de NB-IoT ou LTE-M para internet das coisas.
Na América Latina, o LTE passou a atender 44% da população no primeiro trimestre do ano, com a previsão de ser a tecnologia mais usada já em 2020. São 306 milhões de conexões hoje em LTE, de um total de 698 milhões de usuários. (Com assessoria de imprensa)