Rompimento de cabos em São Paulo deixa clientes da Eletronet sem conexão

O duplo rompimento dos cabos OPGW na região da Grande São Paulo, entre Guarulhos e Ibiúna, deixou sem acesso todos os clientes da operadora com rotas que terminam em São Paulo ou que passam por São Paulo.
Horizonte com torres de energia e cabos de dados
Foto de Pok Rie, via Pexels https://www.pexels.com/photo/cable-clouds-conductor-current-189524/

Desde ontem por volta das 16h15, os clientes da Eletronet, operadora que vende capacidade de rede no atacado para outras operadoras e provedores de acesso à internet, que têm links que terminam em São Paulo ou que passam pelo PTT local estão sem conexão. Dois cabos OPGW da empresa – uma rota de entroncamento — romperam entre Guarulhos e Ibiúna, na Grande São Paulo e só às 11 horas de hoje, 6, a equipe técnica de Furnas foi autorizada pelo Operador Nacional a subir na torre para retirar os equipamentos.

De acordo com o diretor de Operações da Eletronet, Anderson Jacopetti, só depois que os equipamentos foram abertos e avaliados será possível saber qual a causa do rompimento dos cabos e quando a conexão será restabelecida. “Estamos trabalhando com várias hipóteses para dar uma solução rápida aos nossos clientes, mesmo que provisória, como usar a rede metropolitana de terceiros”, disse Jacopetti.

O duplo rompimento está mobilizando toda a empresa, pois, como reconheceu seu presidente, Vicente Correia, afeta a quase a totalidade dos seus 200 clientes diretos, que por sua vez atendem a empresas e usuários domésticos criando uma grande massa sem conexão. Logo depois que ocorreu o incidente, foram mobilizadas equipes da Eletronet e de Furnas para identificar onde tinha ocorrido o rompimento do cabo óptico e realizar todos os testes.

Segundo Jacopetti, o ponto do rompimento aconteceu a 57 quilômetros de Guarulhos, região onde a linha de alta tensão de Furnas passa sobre os trilhos da CPTM e onde está localizada uma comunidade de Perus. Os trabalhos foram retomados hoje as 7 horas.

Vicente Correia promete, ao final do dia de hoje, dar uma posição aos clientes da Eletronet sobre o restabelecimento da conexão da rota afetada.

A nota oficial da empresa:

“Na final da tarde de ontem (5/12), a Eletronet diagnosticou uma dupla falha em sua rede, localizada no anel metropolitano de São Paulo, entre os municípios de Guarulhos e Ibiúna. Às 17 horas de ontem (05/12), equipes técnicas da Eletronet e de Furnas foram enviadas para percorrer a rede e, após a realização de testes OTDR, identificaram um rompimento ótico no cabo OPGW, no bairro de Perus, sobre a linha ferroviária da CPTM.

Como 99% da rede da Eletronet está em cabos OPGW, sobreposta à rede elétrica de alta tensão do sistema ELETROBRÁS, a manutenção da mesma segue um protocolo oficial de segurança para intervenções em linhas de transmissão, definido pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS.

A autorização do ONS foi dada às 11 horas de hoje (6/12) e, desde então, uma equipe mista com técnicos de Furnas e da Eletronet estão no local fazendo o diagnóstico completo da interrupção e definindo qual será a correção mais indicada.

A Eletronet reforça seu compromisso com a qualidade dos serviços prestados a todos os clientes e, ao longo do dia, continuará atualizando as informações sobre a retomada dos serviços.

Atualizado as 15 h, com a nota oficial da empresa

Avatar photo

Lia Ribeiro Dias

Seu nome, trabalho e opiniões são referências no mercado editorial especializado e, principalmente, nos segmentos de informática e telecomunicações, nos quais desenvolve, há 28 anos, a sua atuação como jornalista.

Artigos: 416