Rompimento de cabos em São Paulo deixa clientes da Eletronet sem conexão
Desde ontem por volta das 16h15, os clientes da Eletronet, operadora que vende capacidade de rede no atacado para outras operadoras e provedores de acesso à internet, que têm links que terminam em São Paulo ou que passam pelo PTT local estão sem conexão. Dois cabos OPGW da empresa – uma rota de entroncamento — romperam entre Guarulhos e Ibiúna, na Grande São Paulo e só às 11 horas de hoje, 6, a equipe técnica de Furnas foi autorizada pelo Operador Nacional a subir na torre para retirar os equipamentos.
De acordo com o diretor de Operações da Eletronet, Anderson Jacopetti, só depois que os equipamentos foram abertos e avaliados será possível saber qual a causa do rompimento dos cabos e quando a conexão será restabelecida. “Estamos trabalhando com várias hipóteses para dar uma solução rápida aos nossos clientes, mesmo que provisória, como usar a rede metropolitana de terceiros”, disse Jacopetti.
O duplo rompimento está mobilizando toda a empresa, pois, como reconheceu seu presidente, Vicente Correia, afeta a quase a totalidade dos seus 200 clientes diretos, que por sua vez atendem a empresas e usuários domésticos criando uma grande massa sem conexão. Logo depois que ocorreu o incidente, foram mobilizadas equipes da Eletronet e de Furnas para identificar onde tinha ocorrido o rompimento do cabo óptico e realizar todos os testes.
Segundo Jacopetti, o ponto do rompimento aconteceu a 57 quilômetros de Guarulhos, região onde a linha de alta tensão de Furnas passa sobre os trilhos da CPTM e onde está localizada uma comunidade de Perus. Os trabalhos foram retomados hoje as 7 horas.
Vicente Correia promete, ao final do dia de hoje, dar uma posição aos clientes da Eletronet sobre o restabelecimento da conexão da rota afetada.
A nota oficial da empresa:
“Na final da tarde de ontem (5/12), a Eletronet diagnosticou uma dupla falha em sua rede, localizada no anel metropolitano de São Paulo, entre os municípios de Guarulhos e Ibiúna. Às 17 horas de ontem (05/12), equipes técnicas da Eletronet e de Furnas foram enviadas para percorrer a rede e, após a realização de testes OTDR, identificaram um rompimento ótico no cabo OPGW, no bairro de Perus, sobre a linha ferroviária da CPTM.
Como 99% da rede da Eletronet está em cabos OPGW, sobreposta à rede elétrica de alta tensão do sistema ELETROBRÁS, a manutenção da mesma segue um protocolo oficial de segurança para intervenções em linhas de transmissão, definido pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS.
A autorização do ONS foi dada às 11 horas de hoje (6/12) e, desde então, uma equipe mista com técnicos de Furnas e da Eletronet estão no local fazendo o diagnóstico completo da interrupção e definindo qual será a correção mais indicada.
A Eletronet reforça seu compromisso com a qualidade dos serviços prestados a todos os clientes e, ao longo do dia, continuará atualizando as informações sobre a retomada dos serviços.“
Atualizado as 15 h, com a nota oficial da empresa