Temer sanciona com vetos lei das Estatais
Foi publicada hoje no Diário Oficial da União a nova Lei das Estatais, que proíbe que as diretorias das empresas sejam preenchidas por dirigentes partidários ou com cargos políticos. Com essa publicação fica liberado o processo de nomeação para as centenas de cargos das estatais, que mesmo técnicos, precisarão ter o apadrinhamento político para emplacarem.
Depois que a Câmara dos Deputados tentou flexibilizar a lei, iniciativa que foi barrada pelo Senado Federal, no que se referia à indicação de para diretorias ou conselhos das estatais de dirigentes partidários ou de políticos que tivessem disputado eleições nos 36 meses anteriores à nomeação, o presidente interino, Michel Temer, sofreu muita pressão para vetar esses artigos, mas acabou não fazendo.
Ele vetou porem o artigo que proibia que diretores participassem também dos conselhos de administração. Outros nove vetos foram feitos ao projeto.
Telebras
A lei não é retroativa, o que significa que a indicação feita pelo ministro Gilberto Kassab para a presidência dos Correios, de seu correligionário e ex-deputado Guilherme Campos (PSD-SP), permanece.
Na Telebras, o ex-deputado petista, Jorge Bittar, aguarda a sua destituição. E o ex-conselheiro da Anatel, Jarbas Valente, é um dos nomes cotados para ocupar uma das diretorias.