Fabricantes de smartphones trabalham nas adaptações para o Stir Shaken, diz Abinee
A Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) diz que os fabricantes de smartphones associados estão trabalhando nas atualizações para ativação do Stir Shaken no Brasil.
A entidade tem em seus quadros empresas como Apple, Samsung e Motorola Mobility, que dominam as vendas de celulares no Brasil, além de concorrentes menores, como Positivo, DL, Multilaser, as produtoras terceirizadas de maior expressão, como Flextronics e Foxconn.
“Sob a coordenação da Anatel, os fabricantes associados à Abinee estão trabalhando para ajudar a implementar a solução SS (já disponível) + RCD (mensagens e anúncios) desde a data que a ANATEL apresentou o projeto à entidade”, diz a Abinee, em resposta a pergunta do Tele.Síntese sobre o desenvolvimento das soluções que permitirão aos smartphones locais utilizarem o Stir Shaken.
A associação não deu, porém, prazos para que os terminais brasileiros estejam totalmente adaptados, nem informa se haverá atualizações para aparelhos mais antigos.
Conforme a Abinee, a Anatel apresentou a demanda por adequação dos aparelhos em agosto de 2023. Cada marca está em um estágio diferente de adequação. “A partir deste contato inicial, foram realizadas diversas reuniões entre a Associação e a Gerência de Controle de Obrigações (COGE) da Anatel sobre o tema, com ênfase na definição do escopo da solução”, afirma a Abinee.
Em termos técnicos, ficou definido que as fabricantes vão embarcar nos aparelhos uma solução composta pela “autenticação do originador das chamadas telefônicas conhecida como STIR Shaken, acrescida da tecnologia RCD (Rich Call Data), que permitirá a exibição de informações adicionais enviadas pelo originador (logomarcas, motivos da chamada, outros), visando combater fraudes utilizando serviços de telecomunicações”. A adesão, no entanto, é voluntária. Ou seja, cada fabricante decide se, como ou quando vai se adaptar.
Em suma, ao combinar o Stir Shaken com o RCD, que abre oportunidades de negócios para operadoras e call centers, a tecnologia ganhou complexidade. Nos bastidores, o que se comenta é que cabe ao Google desenvolver a atualização para o Android que permite tal combinação. A expectativa é de que a partir do segundo semestre os novos aparelhos feitos no país e que tragam o Android 15 sejam aptos. Modelos anteriores só devem receber a capacidade caso sejam atualizados para a versão mais recente do sistema operacional.
ABT e Anatel
A ativação do Stir Shaken é demandada por empresas de telemarketing. Nesta semana, representantes da ABT, Associação Brasileira de Telesserviços, estiveram com o responsável da Anatel pela supervisão da implantação da tecnologia no país, o superintendente de controle de obrigações, Gustavo Santana Borges.
Segundo a entidade, Borges reiterou o que noticiou o Tele.Síntese há duas semanas: de que o projeto depende, atualmente, das fabricantes de celulares, uma vez que 26 operadoras já contrataram a solução que permite o uso do protocolo em suas redes. Ele afirmou que os testes de campo começam na próxima semana, no dia 27. Entre as teles que contrataram a solução, estão as nacionais Vivo, Claro, Tim, além de Algar e Ligga Telecom.
“Cada terminal utilizado pelo brasileiro tem que estar compatível com a solução e a indústria de fabricantes de terminais está cada uma em uma etapa de adaptação. Não sabemos ainda quantos aparelhos estarão aptos, mas temos acompanhado esta movimentação para que haja adequação”, falou Borges durante o encontro na ABT.
Ao autenticar e identificar as ligações, mostrando na tela do celular a empresa, sua logomarca, número de telefone e assunto da chamada, é esperado que a tecnologia também reduza o spoofing – prática de utilização do telefone para ações de cunho criminoso, como fraudes bancárias – e as ligações de robôs, que tiveram crescimento significativo nos últimos anos no Brasil. Nos EUA, o Stir Shaken é utilizado desde 2019.
Segundo a ABT, embora a adoção pelos call centers do sistema seja voluntária, espera-se ampla adesão. “Nossa associação reúne 23 dos principais participantes do setor, dos quais todos entendem que consumidores e mercado sairão ganhando com a adoção da tecnologia de autenticação e verificação de chamadas”, diz John Von Christian, diretor executivo da ABT.
O executivo defende ainda que o Stir Shaken “é um ponto de convergência regulatória que trará transparência, melhor experiência do cliente e, com índices maiores de ligações atendidas, preservação do emprego dos profissionais de call centers”.