Celular Seguro ganha modo com alerta por WhatsApp e bloqueio total do celular

Nova fase do programa Celular Seguro, lançado por Anatel e MJSP, permite bloqueio total ou por Modo Recuperação e inclui alertas via WhatsApp para celulares roubados.

celular seguro

A Anatel e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) lançaram nesta segunda-feira, 7 de abril, uma nova fase do programa Celular Seguro, que amplia as formas de bloqueio de aparelhos móveis em casos de roubo, furto ou extravio. O sistema passa a oferecer duas opções ao usuário: o Bloqueio Total e o Modo Recuperação, ambas com implicações diretas para operadoras móveis e para a rastreabilidade dos dispositivos via IMEI.

O Bloqueio Total desativa completamente a linha telefônica, as contas vinculadas às instituições parceiras e o IMEI do aparelho, impedindo que o celular volte a se conectar a qualquer rede. Já o Modo Recuperação preserva o IMEI ativo, mas insere o número em uma lista de restrição que gera uma notificação automática ao novo usuário, caso uma nova linha seja ativada no dispositivo.

Integração com WhatsApp e novas bases de dados

Uma das inovações da nova fase é o envio automático de mensagens via WhatsApp a receptadores de aparelhos com IMEI restrito. Ao receber a notificação, o novo usuário é orientado a comparecer a uma delegacia. Essa estratégia busca inibir a receptação, considerada um dos vetores de incentivo ao roubo de celulares no país.

A funcionalidade foi inspirada em uma experiência do Governo do Piauí e agora está disponível em todo o território nacional. Segundo o presidente da Anatel, Carlos Manuel Baigorri, a expectativa é de que a nova modalidade aumente as chances de recuperação dos aparelhos e torne as investigações mais eficazes.

Além das opções de bloqueio, o MJSP e a Anatel anunciaram uma atualização no Cadastro Nacional de Celulares com Restrição, que passa a incluir dispositivos com restrições aplicadas por meio do Modo Recuperação. A consulta pode ser feita pelo aplicativo Celular Seguro ou diretamente no hotsite da Anatel.

Impactos no setor de telecom

A iniciativa conta com o apoio das operadoras móveis e fornecedores de infraestrutura, que já participam do projeto Celular Legal — em que é possível consultar se um terminal móvel usado recém adquirido é na verdade produto de furto ou roubo.

A desativação do IMEI por meio do Bloqueio Total via Celular Seguro é operacionalizada com o suporte das redes móveis, que deixam de permitir qualquer tipo de conexão com o aparelho identificado. Já no Modo Recuperação, a linha é bloqueada, mas o sistema monitora o IMEI, facilitando a atuação da autoridade policial e reduzindo o uso indevido de aparelhos extraviados.

A adesão das operadoras é considerada fundamental para a eficácia do sistema, pois permite que os dados de bloqueio sejam replicados em tempo real para toda a rede móvel nacional.

Como consultar a situação de um celular

Usuários que desejam verificar a situação de um aparelho podem digitar *#06# no telefone para exibir o IMEI e realizar a consulta pelo app Celular Seguro ou pelo site da Anatel. A ferramenta informa se o dispositivo tem alguma restrição por furto, roubo ou extravio.

Segundo o secretário-executivo do MJSP, Manoel Carlos de Almeida Neto, a ampliação da base de dados garante mais segurança ao consumidor, especialmente na aquisição de celulares usados. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11142