Telefónica e Sateliot avançam em 5G via satélite

Acordo prevê pilotos com redes 5G NR-NTN, integração com satélites LEO e aplicações em defesa, segurança, logística, energia e IoT industrial

(crédito: Sateliot)

A Telefónica España firmou acordo com a Sateliot para desenvolver soluções de conectividade 5G via satélite voltadas a áreas remotas, marítimas e sem cobertura terrestre. A parceria tem como base o padrão 5G New Radio Non-Terrestrial Networks (NR-NTN), com uso de satélites de baixa órbita (LEO) integrados às redes móveis existentes.

O projeto prevê a criação de uma arquitetura híbrida que combina redes terrestres e satelitais para ampliar a cobertura e suportar aplicações críticas. As empresas informam que a iniciativa também busca viabilizar serviços em setores como defesa, segurança, logística, energia, transporte marítimo e monitoramento de infraestrutura.

A colaboração inclui o desenvolvimento de pilotos tecnológicos e funcionalidades avançadas de conectividade 5G NR via satélite. O objetivo é validar a interoperabilidade entre redes distintas e testar a resiliência da comunicação em cenários operacionais complexos.

Pelo acordo, a Sateliot fornecerá sua plataforma de conectividade baseada em satélites LEO e recursos de 5G NTN IoT. Já a Telefónica atuará na adaptação do 5G NR para aplicações em defesa e segurança, incluindo a integração com redes terrestres e requisitos de interoperabilidade para uso em ambientes militares.

Redes híbridas e testes prévios

A parceria dá continuidade a iniciativas anteriores entre as companhias. Em julho de 2023, Telefónica e Sateliot realizaram um teste de ponta a ponta, supervisionado pela Agência Espacial Europeia, que validou o roaming entre redes terrestre e satelital com uso de SIM convencional.

Segundo Javier López Gutiérrez, diretor de Defesa e Segurança da Telefónica España, “a combinação das capacidades satelitais da Sateliot e nossas implantações de bolhas 5G SA permitirá estender a conectividade terrestre ao domínio espacial, fortalecendo a cobertura e a resiliência em ambientes críticos”.

Ele acrescenta que a abordagem também “estabelece as bases para futuras capacidades de ‘Direct to Device’, expandindo a conectividade além dos ambientes tradicionais”.

Para Jaume Sanpera, CEO e fundador da Sateliot, “esta aliança é um passo estratégico para expandir a conectividade 5G a partir do espaço”. Segundo ele, “a integração do nosso 5G NTN com a infraestrutura terrestre da Telefónica permitirá ampliar a cobertura em ambientes remotos e apoiar casos de uso críticos, como IoT industrial, monitoramento de infraestrutura, logística, energia, serviços marítimos e segurança”.

A Sateliot, fundada em 2018 e sediada em Barcelona, informa que sua tecnologia permite a conexão direta de dispositivos NB-IoT comerciais não modificados por meio de satélites compatíveis com o padrão 3GPP Release 17 NTN. A empresa prevê o lançamento de sua próxima geração de satélites, denominada Tritó, em 2027. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

O Tele.Síntese nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 12134