Anatel libera a faixa de 700 MHz para 4G em São Paulo e mais três municípios

Liberação ocorre mais de um ano antes do prazo previsto, em dezembro de 2019

4GMais de um ano antes do prazo previsto, a Anatel autorizou nesta terça-feira (24) o uso da faixa dos 700 MHz pelas empresas de telefonia em Saulo Paulo (SP) e nos municípios de Santo André, São Bernardo e São Caetano do Sul, onde o sinal analógico da TV aberta foi desligado em março do ano passado. Até o momento, o uso da tecnologia 4G na frequência já é possível em mais de 3,8 mil municípios, beneficiando mais de 60% da população.

O uso da faixa para banda larga móvel na capital paulista estava previsto para dezembro de 2019, após o desligamento do sinal analógico da TV em muitos municípios do estado. Porém, após um trabalho técnico de mitigação contra interferências entre os serviços, foi possível antecipar a data.

Segundo o presidente da Anatel, Juarez Quadros, Florianópolis será a última capital a ter a faixa de 700 MHz desocupada, o que acontecerá no final do ano. No dia 14 de agosto, o switch-off será realizado nas regiões Norte e Centro-Oeste, onde a frequência para a banda larga 4G já está liberada por espaço suficiente no espectro. Depois disso, haverá uma pausa em função das eleições e o desligamento será retomado no final do ano, concluindo o cronograma proposto para implantação da TV digital.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11122