TV Síntese Semanal: solução para postes via decreto, a nova Telebras, ORPA da V.tal e mais
Nesta semana, o MCOM cobrou a Aneel a respeito a urgência de resolver o problema de ocupação dos postes, e lembrou que a questão será algo de decreto para orientar as novas concessões de distribuição de energia. Teve o Encontro Abrint, que cresceu, Google apostando em ferramenta antifurto primeiro no Brasil, V.tal e mais. Confira!
Uma solução para o compartilhamento de postes entre distribuidoras de energia e empresas de telecomunicação deve ser dada pelo governo federal, com a edição de um decreto pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A notícia veio de Hermano Tercius, secretário de telecomunicações do Ministério das Comunicações, que participou e evento em São Paulo nesta semana. A expectativa é que o decreto obrigue as futuras novas concessões de energia a ceder os postes para exploração. A partir de 2025, os contratos das concessionárias atuais começam a vencer, e novas licitações ocorrerão, tendo a cessão como regra.
Também aconteceu na semana: a V.tal soltou sua primeira oferta pública de atacado, para aluguel de dutos, homologada pela Anatel de forma totalmente independente da Oi; a Telebras está propondo criar uma joint venture para competir no mercado privado; o Encontro Nacional da Abrint atraiu muita gente, e deve crescer mais para 2025; e o Google laçou ferramenta antifurto para celulares primeiro no Brasil.
No TV Síntese Semanal. Clique no vídeo acima e confira.
Postes: agências não se entendem, e solução virá por decreto
Telebras vai rentabilizar ativos com mercado privado
V.tal propõe regularização de dutos em sua primeira oferta de atacado
Encontro Nacional da Abrint em expansão
Sistema antifurto: Android ganha bloqueio de tela inteligente
Brasil será laboratório para ferramenta de bloqueio de celular do Google